… à moda do Porto

Standard

“Inbicta fixe” é um blogue dum bacano que, tentando não dar muitas calinadas, procura e partilha com quem bisita a naçom a modos que montes de sítios baita fixes:

- onde se pode ir p’ra naite desbundar e bolta e meia ir abanar o capacete, sempre a abrir num sítio bué da fixe, onde pode micar e afiambrar-se a um pedaço de mau caminho sem mouro na costa, sem ser incomodado por uns bimbos cheios de letra e a jabardar c’uma ganda moca.
- onde pode beber um fino ou um bom d’um tintol sem montes de burgessos à bolta a regar e armados ao pingarelho a mandar uns bitaites à trambalazana.
- onde, quando estiber c’uma traça, se pode alapar e morfar à fartazana sem que no final se sinta tótil de chulado e estar feito ao bife por ficar sem cheta ou encontrar um baita sítio para se axandrar na boa e pedir um cimbalino e um molete.
- onde ficam as melhores zonas para se laurear a pebide sem correr o risco de pisar um polícia nem d’um mânfio lhe  fazer uma espera, e sem meias medidas lhe pregar uma peta e crabar algum guito, ou apanhar uns badalhocos a mandar bir c’uma baita carraspana, a chamar o gregório, o que poderia fazê-lo apanhar um cagaço e ter que dar corda aos calcantes ou então fazê-lo passar-se dos carretos e espetar-lhe uma sarda.
- onde é fixe aterrar quando estiber meio grogue e chonar melhor que num qualquer chaço cor de burro quando foge, sabendo que lá fora ‘tá um briol do carago, com saraiba que um chuço nem aguenta e um grise que obriga a bufar p’ras mãos.
- ou, ainda, onde fica “o nº 126 da Rua Passos Manuel” … ;-)

Se não percebeu patavina, está na hora de comprar o livrinho «Heróis à Moda do Porto», uma espécie de dicionário de “portoguês” que contém gíria e calão típico dos tripeiros, indispensável (para além da conhecida troca de “v’s” por “b’s”) para quem quer visitar e desfrutar a cidade com um local.

Heróis à Moda do Porto
Vários autores
7,56 €

About these ads

2 pensamentos sobre “… à moda do Porto

  1. sonia

    Ai isso é que se diz…também importamos e incorporamos alguma coisinha de “além Porto”…já ouvi muito tripeiro a dizer…. estrangeirismos!!!

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s