Casa de Chá da Boa Nova

Standard

c4

c5

c2

c3

c6

c1

Está bem perto do Porto, junto ao mar, ao lado de um farol e de uma capela, uma casa que exige a sua visita: pela beleza privilegiada do local onde se insere; porque é uma das primeiras e mais emblemáticas criações de Álvaro Siza Vieira, consagrado mundialmente em 1992 com a obtenção do prémio Pritzker; porque nos marca pela harmonia da estética e dos materiais, pela forma suave e natural como se aninha sobre as rochas e se integra com perfeição na paisagem; pelo deslumbramento da contemplação do mar e de um pôr-de-sol únicos; pela sedução e conforto do seu interior com ligação directa, através de paredes de vidro, à beleza agreste das rochas e do mar que a abraça.

Paradigma da inserção da arquitetura na paisagem, a Casa de Chá da Boa Nova foi construída sobre os rochedos, a dois metros do mar, entre os anos de 1958 e 1963, e depressa se tornou numa referência obrigatória. A escolha daquele lugar difícil mas deslumbrante, que hoje parece óbvia e inevitável, partiu da experiência e sabedoria de Fernando Távora, de quem Siza Vieira foi discípulo tornando-se o responsável pela execução desta obra notável e de referência internacional.

There’s right near Porto, by the sea, next to a lighthouse and a chapel, a house that requires your visit: because of the privileged beauty of the surroundings, because it is one of the earliest and most emblematic creations of the Pritzker prize laureate Álvaro Siza, marked by the harmony of aesthetics and materials, the smooth and natural way it ‘nests’ on the rocks and perfectly places into the landscape, because of the fascination of contemplating the sea and an amazing sunset, because of the charm and comfort of its interior with a direct connection, through glass walls, to the rugged beauty of the rocks and the sea that embraces it.

Casa de Chá da Boa Nova
Av. da Liberdade (junto ao farol) – Leça da Palmeira

Arquiteto Álvaro Siza Vieira, 1958-1963

[UPDATE] O edifício alberga o requintado Restaurante Boa Nova. Fora do horário das refeições, o edifício pode ser visitado mediante marcação e pagamento de bilhete cujo valor reverte a favor da Casa da Arquitetura.

GPS: 41° 12′ 10.21 N / 8° 42′ 52.87 W

3 thoughts on “Casa de Chá da Boa Nova

  1. Onde, dia 10/8/08, desloquei-me ao restaurante e deparei com um cenario muito pobre…Estava fechado, o aquario, algo sujo mas tinha lagostas, muito pó nas mesas, os bancos em pele, mas degradada, o chão sujo de pegadas… A casa de chã, encerrou?! Porquê?

Deixar uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Alterar )

Connecting to %s