Casa do Cinema

Standard

casa do cinema

casa do cinema

casa do cinema

A denominada ‘Casa do Cinema Manoel de Oliveira‘ nasceu do desenho arrojado do arquitecto Eduardo Souto de Moura, num estilo diferente, que parece algo mais próximo de Álvaro Siza, com um volume assimétrico que se procura enquadrar no meio das casas envolventes, de onde se destacam enormes janelas que mais parecem os olhos salientes de um insecto que perscrutam tudo à sua volta, animando o edifício no seu conjunto.

The so-called ‘Casa do Cinema Manoel de Oliveira‘ was born from the sketches of the architect Eduardo Souto de Moura, in a different style that sounds like closer to Álvaro Siza’s, as an asymmetrical volume that tries to fix among the surrounding houses, from which stand out the huge windows that look like prominent eyes of an insect that examine everything around them, livening up the building as a whole.

Casa do Cinema Manoel de Oliveira
arch.: Eduardo Souto de Moura, 2003
at: Rua Arquitecto Viana de Lima

GPS   |   MAP

5 thoughts on “Casa do Cinema

  1. as últimas notícias que li diziam que (infelizmente) ia ser usada por um qualquer departamento da Câmara … e não para o fim que foi criada, ie. albergar o espólio de Manoel de Oliveira. se assim for é uma tristeza!

  2. Fiz uma pequena pesquisa no google e encontrei notícias do final de 2008 que falavam de uma tentativa da Fundação Serralves em ficar responsável pela Casa do Cinema Manoel de Oliveira, comprometendo-se pela sua programação, de forma a melhorar a oferta de cinema na cidade do Porto.
    Seria óptimo…

    Quem souber de mais alguma coisa sobre o assunto, que diga😉

  3. Antonio

    Mais uma obra que nao serve para nada tal como a Casa das Artes e outras mais….parece que o dinheiro jorra…mas é dos bolsos dos contribuintes.A casa do cinema devia ter sido realizada no belissimo edificio do cinema Batalha onde poderia ser a cinemateca no Porto onde poderia passar cinema europeu onde poderia ser utilizada para o Fantas e assim animar a Baixa sem ser com a animacao botellon que a nossa Camara se orgulha de ter.O cinema Batalha um negocio ruinoso que só encheu os bolsos dos proprietarios e ainda obras incluidas …negocio da china quem meteu ao bolso ??

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s