Desenhada pelo arquitecto Eduardo Souto Moura, a Casa 1015 ergue-se numa estreita conexão entre a arquitectura contemporânea e a arquitectura vernacular da zona classificada da Foz Velha. Com habitabilidade para seis pessoas, a casa possui três quartos, cada um com casa de banho privativa e mais uma casa de banho de serviço. Para além das áreas de dormida, a casa contém, duas salas de estar, uma cozinha totalmente equipada e dois jardins interiores.
Unida por um pátio-jardim, a casa divide-se em dois corpos distintos. O primeiro corpo, o mais antigo, desenvolve-se em dois pisos e caracteriza-se por uma cuidadosa continuidade entre a arquitectura tradicional – na composição e elementos da fachada -, e uma linguagem contemporânea no seu interior. A serenidade e aconchego do seu interior deve-se não só à escala do projecto e à criação de confortáveis recantos, mas também à iluminação e aos tons pastel da pintura das paredes e do piso em mármore.
O segundo corpo é uma espécie de estúdio-pavilhão com uso extensivo do vidro, que, pela sua leveza e jogo de transparências e reflexão, dá a este corpo uma sensação de grande fluidez entre interior e exterior amplificando todo o espaço envolvente. Atravessando este corpo quase imaterial, deparamo-nos com um pequeno pátio arborizado, antes de uma porta em aço rasgar o muro centenário em alvenaria de pedra e enviar-nos de volta o exterior.
Casa 1015
Rua Padre Luís Cabral, 1015
+ 351 932 650 172 / 962 650 172 | info@casa1015.pt
www.casa1015.pt
Photos © Tiago Casanova