Galeria de Paris

Standard

gp

Galeria de Paris é um restaurante-bar singular onde outrora funcionava um armazém de tecidos vendidos a metro, que se apresentavam aos clientes nos mesmo balcões corridos por onde se agora passam refeições, pratinhos com petiscos, tapas diversas, bolos caseiros e bebidas. Para além dos balcões, mil e um objectos antigos apresentam-se aos nossos olhos por detrás das vitrinas de duas estantes que preenchem as paredes, entre jogos e brinquedos, caixas e frascos, bonecos, máquinas, rádios, balança, relógio, e tantos outros que temos que descobrir em mais visitas.

Situado na zona dos Clérigos, a mais hip da noite na cidade, encontramo-nos num espaço com um ambiente informal, intimista e acolhedor, que resulta das madeiras usadas na decoração, das velas que povoam as mesas à noite, das pessoas que se encostam ao balcão em amena cavaqueira, do acompanhamento do piano ou da música seleccionada pelo DJ.

Lá fora a noite anima-se, cosmopolita, com as inúmeras pessoas que frequentam os diversos bares da rua, para onde nos dirigimos depois de saborear um café e pedir um fino. Através das portas com caixilhos verdes e muito vidro que preenchem a parede exterior, continuamos ligados à atmosfera reconfortante que se vive lá dentro. Bom sítio para tomar o pequeno-almoço, para almoçar ou petiscar durante o dia, para jantar à luz das velas ou tomar um copo quando se transforma em bar noite dentro.

Galeria de Paris is a unique restaurant-bar where once operated a warehouse with fabrics sold by the measure, which were shown to customers over the same counters where now are served meals, little plates of appetizers (‘petiscos’), several ‘tapas’, homemade cakes and drinks. As well as the counters, thousands of old objects appears to our eyes behind the windows of two big shelves that fill the walls, between games and toys, boxes and jars, dolls, machines, radios, scales, watches, and many others we have to find out in other visits.

Placed in the Clérigos district, the hippest in town’s nightlife, here’s a nice space with an informal, intimate and welcoming ambience, which results from the wood used in the decoration, the candles over the tables at night, the people leanning over the counter, the sound from the piano or the music selected by the DJ.

Outside the night is buzzing, cosmopolitan, with the customers of the several bars on the street all together talking, where we go after enjoying a coffee and ask for a ‘fino’ (pression beer in a 25 cl. glass, as called in Porto). Through the doors with green frames and lots of glass that fill the outer wall, we can still feel the soothing atmosphere existing inside. Good spot to have breakfast, for lunch or snack during the day, for dinner by candlelight or to grab a drink in the after-hours.

Restaurante-Bar Galeria de Paris
Rua Galeria de Paris, 56 – Porto
+351 222 016 218 / 934 210 792
Seg-Sáb/Mon-Sat 9AM-2AM (Qui-Sáb/Thu-Sat <3AM)

Cosmopolitan, casual

About these ads

27 thoughts on “Galeria de Paris

  1. Sonia

    Lugar muito interessante e convitativo, porem o atendimento e as refeições podiam ser melhores. Os Tapas são péssimos. Tem muito potencial, mas algo a desejar.

  2. Isabel Rodrigues

    O meu marido gosta muito deste sítio, principalmente à noite, porque durante o dia, a limpeza deixa muito a desejar, o pó, as manchas nas paredes… os espelhos sujos, enfim neste sítio comem-se boas refeições, mas devem melhorar a limpeza, e se os empregados fossem mais simpáticos, só ganhavam com isso….

    Isabel

  3. dragomad

    gostos não se discutem…são para saborear…sou doido pelo quadro com a sanita…e por tudo o resto…quem me conhece sabe que demorei mais do que o habitual a ganhar coragem para lá entrar…
    já lá tomei café…da segunda vez fui numa preta fresquínha…cerveja…e cada vez gosto mais da Galeria…parabéns!!!!!

  4. susana santos

    Estive lá na Sexta por volta das 20h30, pedi uma mesa para dois e foi-me dito que teria que ficar junto ao piano, apesar de o restaurante ter apenas 4 mesas ocupadas. Informei a funcionária que apesar de gostar imenso de piano era desagradável jantar com o meu marido mesmo ao lado do mesmo…como não me resolveram o problema fui jantar a outro lado o À PARTE na rua das Flores e sinceramente não fiquei a perder…lamento que tratem os clientes desta maneira e assim perdem clientes concerteza…

  5. Rui

    Experimentei o restaurante na passada 5 feira,logo a primeira vista salta a decoração que apesar de ser algo “diferente” torna-se muito acolhedora,o ambiente escuro e as velas a acompanha-lo sao sem duvida adequados ao espaço,confesso que esperava algo mais arrojado no serviço e ementa mas logo me envolvi no conceito mais simplista e nao me desgradou de todo.
    A musica escolhida é sem duvida adequada para que se tenha um jantar calmo e o volume da mesma convida a uma boa conversa com a companhia,de negativo so posso mesmo apontar ao escasso menu e a falta de pagamento por MB que apesar de tudo acho que esteja associado ao conceito adoptado.
    Vou voltar a visitar o espaço.

  6. Peter Kristek

    Hey!!

    I’d like to reserve a table in the restaurant/bar “Galeria Paris” by email. Unfortunately I could only find a phone number… I am not speaking portuguese and wont be able to talk ;-)

    Do you guys have an email-contact?

    Thx
    Peter ;-)

  7. Peter Kristek

    Hey!

    Thanks for your help… Finally also found their website ;-)

    But.. thats crazy… Neither the telephone number nor the email-adress is valid! thats strange…

    Do you know those guys??

    Thx
    Pete

  8. cati

    mto bom.. gosto da musica
    alguem sabe o nome da banda que actua lá algumas vezes? penso q são 3 jovens.. cantam várias musicas conhecidas
    obrigada

  9. Péssimo
    Comida muito mal confeccionada, feita por quem não sabe.
    Fazer uma refeição neste espaço é sentir-se tomado por estúpido, isto é: há alguém que entende que consegue enganar os clientes com uma (boa) decoração e servir qualquer prato mal cozinhado, elaborado por quem nunca deve ter conseguido estrelar um ovo, com produtos de segunda (seja um bacalhau seco ou um bife duro) chamando a isto restaurante.
    No fim saímos do espaço com um insuportável cheiro a fritos entranhado em todos os poros da pele, pois o exaustor da cozinha deve ser meramente decorativo.
    Finalmente, o atendimento, é inqualificável de tão desqualificado.
    O restaurante Galeria de Paris é um excelente exemplo do que deve ser banido da baixa, pois certamente quem lá vai uma vez, só volta por masoquismo gustativo…. e com isto, é o Porto que perde!!!!

    • lia a thread toda à espera dum comentário sobre o cheiro a fritos, que de facto é indescritível.

      Resto do pessoal, vocês não notam??? Deve ser por isso que proliferam as lojas de perfumes, raio do tuga… como dizia o outro, país engravatado todo o ano ea assoar-se na gravata por engano.

      Fui lá uma única vez. Entrei e permaneci 20 ou 30 segundos, não aguentei mais e fugi. Nesse dia andei com uma impressão na roupa horrível.

      Por isso, no que à comida diz respeito de facto não posso comentar.

      Deve ser de mim que sou tótó, mas não percebo estes comentadores todos entusiasmados, sem querer ofender ninguém

      grouchomarx

  10. sonia

    Eu diria mesmo que para degustar comida no sentido específico do termo não recomendaria o café restaurante Galeria de Paris pois este não é específico nisso. As Galerias são mais que isso, são um todo de coisas diferentes num mesmo espaço, podemos assistir a um concerto acompanhados dum bife alto ou de umas tapas diversas num completo patchwork de sabores e sensações. O Porto não perde com sítios destes porque foram sítios como este que deram nova movida a esta cidade que estava morta e que sítios como este fizeram com que saltasse para a ribalta e seja neste momento considerada uma das cidades mais emblemáticas da Europa.

  11. Nuno Sá

    O preço das refeições não é alto daí (provavelmente) a comida ser de baixa qualidade. Além disso, a nível de higiene tem um ar mesmo mau. Não recomendo. Há sítios muito bons na zona.

  12. ariana

    O sitio foi me recomendado, mas muito mal! Desde o péssimo atendimento, à falta de qualidade e originalidade nos pratos, à vigarice, foi tudo contra! O único ponto a favor deste restaurante é mesmo o sitio e a decoração, porque caso não fosse isso não passa de uma tasca muito reles. (e olhem que à tascas muito boas e bem melhores que isto). Uma desilusão completa, para turista ver!

    • Sara Carvalho

      De facto o espaço não tem higiene, o atendimento é muito fraco e à noite está cheio porque não se vê a porcaria! Mesmo assim, penso que quem come lá uma vez não repete!!! Só mesmo para estrangeiros… É pena é a ideia com que estes ficam! É a tal falta de exigência dos nossos dias presente em todas as facetas portuguesas…

  13. duarte

    Que fique aqui registado que no Porto, em 2012, na zona “hip” dos Clérigos, existem experiências assim. O descalabro só não foi total porque o espaço é cenograficamente muito bonito (apesar de pouco iluminado, mas é uma interpretação pessoal) e a reação das empregadas ou responsáveis (não se identificaram) ter sido bastante humilde e simpática, tendo inclusive havido uma compensação na conta, perante as lacunas registadas. Apesar de… “Desculpas não se pedem, evitam-se…”

    Passo a detalhar sem grandes comentários:
    . A garrafa de vinho (Planalto) já vinha aberta…
    . Durante o jantar vieram-nos questionar (delicadamente) se nos importávamos de mudar de mesa porque tinham um grupo grande e precisavam do espaço que ocupávamos…
    . Depois de termos acedido (afirmando o nosso incómodo), tive de ser eu a levantar-me para ir buscar à mesa anterior os copos e o vinho…

    A comida é sofrível e o serviço francamente amador (quer para fazer o pedido inicial, quer para pagar foi preciso procurar ajuda, pese embora haver empregadas paradas).

    Fico na esperança de uma franca melhoria pois o espaço é muito bom.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s