Rota do Chá

Standard

rota do chá


rotadocha11

rotadocha

A quem gosta de chá, aqui fica o conselho de um cantinho imperdível: a Rota do Chá, na Rua Miguel Bombarda, ao fundo do corredor na entrada do antigo edifício ‘Artes em Partes’. No espaço, decorado com motivos orientais, gera-se um ambiente muito zen: a entrada faz-se por uma sala de decor indiano, com mesas aconchegadas e assentos confortáveis; mais à frente, uma porta leva-nos para um exterior de estilo chill out com um jardim de influências marroquinas; lá ao fundo, está uma loja com objectos orientais, roupas e acessórios coloridos, móveis exóticos.

No piso de cima funciona o restaurante, numa sala decorada também com elementos orientais e cores fortes onde se pode desfrutar de almoços em buffet durante a semana e ao fim-de-semana (sexta e sábado) de jantares temáticos. E agora, logo à entrada, uma fantástica loja de chás e afins …

Pelo ambiente, pela decoração, mas principalmente pelas dezenas de óptimos chás que lá existem (para provar e/ou comprar), fica a vontade de lá voltar em breve. Embora o chá seja, claro, o principal motivo da visita, para acompanhar são irresistíveis os scones, as quiches e os bolos caseiros. Um sítio cool onde a cidade praticamente deixa de existir … e podemos estar à conversa, sem pressas.

For those addicted to tea, here’s a suggestion of a must-go spot: Rota do Chá, at Rua Miguel Bombarda, down the hall at the entrance of the former ‘Artes em Partes’ building. The space is decorated with oriental motives, creating a very Zen atmosphere: we enter by a room with Indian decor, nested tables and comfortable seats; a door ahead leads us to an outdoor chill out style garden with Moroccan influences; straight ahead in the garden there’s a store with oriental objects, colorful clothes and accessories, exotic furniture. On the 1st floor goes a restaurant, in a room also decorated with oriental elements and strong colors, where we can enjoy a buffet lunchs during the week, and also thematic dinners on week-ends (Friday and Saturday). And now, right at the entrance, there’s also a fantastic tea-store …

Because of the ambience, the decoration, but especially the dozens of great teas that we may try (and buy), there’s always a desire to come back soon. While the tea is, of course, the main reason for going there, we can also enjoy some great scones, ‘quiches’ and homemade cakes to go with a cup of tea. A cool spot where the city virtually disapear … and the conversation flows, with no rush.

Rota do Chá
Rua Miguel Bombarda, 457
(+351) 220 136 726 / 914 394 027  |  miguelort@sapo.pt
Seg-Qui, 12h-20h. Sex-Sáb, 12h-24h. Dom, 13h-20h /Mon-Thu, 12pm-8pm. Fri-Sat, 12pm-12am. Sun, 1pm-8pm

[UPDATED 18-03-2010]

About these ads

38 thoughts on “Rota do Chá

  1. Rui Pedro

    Sem duvida um dos melhores cantinhos da cidade, um daqueles locais mágicos onde mal se passa a porta se entra noutro universo… Muito Alice no Pais das Maravilhas…:)

  2. su braga

    este é o meu refúgio no Porto pleno de calma e de verde. relembro a alegria de chegar “aos Jardins”, sentir a natura, seus sons e cheiros, e poder, entre os vários espaços, encontrar o melhor spot para “mim e o meu livro”. Also molto importante: a atitude simpática, carinhosa e profissional de quem me recebe com coincidência apenas no encanto do espaço em si..

  3. isabel

    sitio fantástico k recomendo a kem nao conhece…decoraçao das mil e umas noites,chás com sabores e cheiros viciantes,como alguem diz…já fui mt feliz na rota dos chás

  4. Emanuel

    A Rota é sem dúvida um dos lugares mais deliciosos para se estar no Porto com os amigos, o tempo pára, embora seja sincero, da primeira vez que lá fui, verifiquei que umas obras de remodelação ali seriam muito urgentes…mas agora…acho que até isso faz o sitio mais especial.
    Crítica: alguma demora excessiva no atendimento

  5. “Rota do Chá”… lindo, amei conhecer… é um sítio perdido no tempo, acolhedor, onde nos faz sentir bem.
    Quem o visita pela primeira vez nunca mais deixa de lá voltar.
    Pensei que já não existiam locias como este…
    Até à próxima.

  6. A Rota do Chá é, sem dúvida, o meu sítio favorito. Já lá passei bons e maus momentos, que foram demasiado marcantes na minha vida. Por isso, sempre que vou lá, deixo um pedacinho de mim…

  7. fui lá hoje e, sinceramente, não gostei. Pedi chá de bacalhau com com couves e batatas…..não havia,
    carapaus de escabeche…..esgotado, bitoque…..nem pensar; só chá, chá disto, daquilo, de cá, de lá, doces e mais doces, ambiente de loja de chineses, só faltava o chop-soi…..
    Eu explico, à entrada, esbarrei no degrau e, aos tropeções, cambaleante, só parei quando aterrei com o nariz bem no meio de um decote generoso.
    atarantado e abafado por tanta carne, tal generosidade só me podia abrir o apetite.
    E que tem um homem, macho para comer? sandes de presunto? não, nada que dê força, só uns scones. comi 6 doses, bebi 8 qualidades de chá e terminei com um bolito que por acaso até estava bom.
    hei-de lá mandar a minha gaja para aprender a fazer daquilo, p´rá gente levar quando formos ao pic-nic da malta da minha tropa, no Gerês.
    No fim, fumei um cigarro e senti-me como se tivesse dado uma volta na cama com a maria.
    até que nem estava assim tão mal. se eu fosse mais esperto, levava p´ra lá um baralho de cartas e jogávamos uma suecada enquanto tomávamos chás….
    bem, compadres, por aqui me fico que já tenho a cabeça cansada de tanto pensar.
    beijinhos a todos.

  8. Joao S Pinto

    Sou Lisboeta, e lanço uma ideia aos proprietários da Rota do Chá no Porto, abram aqui uma casa por favor…a Rota do Chá é sem dúvida a melhor casa de chá do país e uma das melhores da europa. Digna de estar nesses grandes quarteirões da cidade onde se respira arte e cultura. Parabéns

  9. Joana

    “Um sítio cool onde a cidade praticamente deixa de existir… e podemos estar à conversa, sem pressas.” misturado com um pouquinho de chá, que eu pessoalmente adoro :P tenho saudades disto. :)

  10. Olá já estive na Rota do Chá e adorei é um espaço que transmite muita paz é muito tranquilo, adorei tanto a rota do Chá que o meu projecto final de Curso foi realizado e pensado para esse belo establecimento que é a Rota do Chá.
    Tudo é fascinante, os chás sao deliciosos já para não falar nos bolos.
    Adorei conhecer este sitio tão deslunbrante numa das ruas onde mais se respira Arte.

  11. adelaide

    Caros responsáveis/proprietários de Rota do Chá,

    tomei conhecimento deste espaço pelo OPortoCool.
    depois de ler os excelentes comentários…. estou com supercuriosidade de visitar o V/ espaço que é certamente único e me vai sem dúvida deslumbrar e cativar.

    Votos de grande sucesso
    Adelaide Rodrigues

  12. Susana

    Adorei a Rota do Chá, é mágico!
    quando passamos a porta para dentro deste maravilhosos local parece que deixamos a correria da cidade e entramos na frescura e leveza quase total.. relaxante e sem dúvida com os melhores aromas do chá! Visista obrigatória da nossa Invicta =)*

  13. Shari Anya

    …ambiente mt zen…chã maravilhoso!
    Um sonho numa noite verão. Vou voltar…p Porto é na “Rota do Chá” ….
    Um aplauso para quem deixou td para brir este maravilho espaço.
    Thanks

    Shani

  14. senhor tabaco

    interrogo-me se haverá chá de tabaco.
    não que seja do meu agrado, mas membros do meu lobby consomem-no regularmente e lançam aqui a pergunta.

    obrigado.

  15. G

    Até gostei do espaço e o chá era bom. Só foi pena ter estado 50min à espera de atendimento, terem atendido 2mesas à minha frente, e só me atenderem quando eu vesti o casaco e me levantei para ir embora.

  16. Susana Morais

    Por sugestão de um amigo fui visitar a Rua Miguel Bombarda que não conhecia de todo. Deparei com a casa Tea House e, como aprecio bastante chá, resolvi entrar. É das melhores casas de chá que conheço.Senão a melhor pois adorei o chá, o ambiente (parece que estamos noutra dimensão) e para acompanhar tem uns deliciosos bolos que só de pensar faz crescer água na boca. Amanha voltarei lá para desfrutar de um delicioso chá, mas desconfio que não vou ficar só pelos bolos… quero provar os scones. Aconselho vivamente a quem nunca lá foi que vá e experiente. Uma sugestão: bolo de chocolate … muito bom! Bom proveito!

  17. Serafim Barbosa

    Á gerência que me conheçe tão bem,tentem franschizar a Rota do chá a todos os pontos do país e torná-la num conceito superior ao starbucks,acreditem que isso vai trazer a entrada de Portugal noutros mercados não explorados,com conceito e estilo nacional,contudo a Rota do chá pode-se tornar numa inovação devido aos vários estilos que usa e isso facilita muito,agora aconselho a ter chávenas da rota do chá mas para café ou para bebidas,ou até mesmo embalagens de água da mesma,de modo a promover a marca e a impor entrada no mercado nacional,Abraços aqui do “mestre“ da mesa 6 ;-)

  18. Susana Reis

    Um dos locais da cidade com mais potencial!!Um conceito bem pensado, com uma decoração apelativa e relaxante. Um óptimo local para estar com amigos.A variedade de chás é estimulante e os doces são caseiros e saborosos. Só um reparo: o espaço já está a precisar de um restauro, de umas boas obras. O jardim está um pouco mal cuidado, as paredes em alguns sítios estão a cair e o mobiliário (principalmente o exterior) está muito velho e gasto.Há que investir para não perder!

  19. visitei uma vez e é para esquecer.
    preços altos (um minusculo scone 1,50?)
    tempo de espera, dá para adormecer, 30 minutos á espera do serviço e chegou á mesa (ás prestações).
    nunca vi em nenhuma casa a caixa de pagamento ser dentro da cozinha.
    a conta do serviço é feito num bocado de papel e de cabeça, o cliente nem chega a saber os preços do que consumiu,porque não é facultado a factura (como é de lei) nem tão pouco o talão de caixa.
    estão a precisar de uma visita da ASAE.

  20. Abel

    Olá eu não sou do porto… mas num destes fins de semana estou a pensar em vir aqui. Pelo que eu sei está rua é ao pé do Palácio de Cristal, se eu lá estiver é fácil encontrar esta casa?

  21. AnaQ

    O espaço é fantástico, os chás são óptimos… pena o atendimento! Já tive várias situações bastantes desagradáveis lá, desde esperar uma hora e não me vieram atender, perguntar se o espaço coberto era para fumadores, e a empregada que estava a fumar nesse local dizer que não, apenas funcionários podiam fumar lá, já se enganaram no troco!! O que é pena… pk o espaço é tão agradável e único na cidade do Porto!

  22. Susana Reis

    Visitei este espaço recentemente e as minhas críticas prendem-se sempre com o mesmo: o WC sujo, o jardim pouco cuidado e obras que deviam ser feitas há muito tempo. O mobiliário exterior também já precisava de uma reforma. Com vantagens tão boas e com chás tão deliciosos, porquê não investir mais um pouco?

  23. olavo rocha

    Li, na diagonal os comentários… Já conheço o espaço desde o momento em que, no mesmo edifício, estavam integradas as restantes lojas, no mudado Artes em Partes. Os problemas que na época se verificavam, continuam a acontecer: o serviço é demorado, pouco simpático e, no meu entender, demasiado caro , tendo em conta a qualidade/preço. Acho que o espaço tem susbsistido apenas porque é acolhedor e tem alguma mística…

  24. Francisco

    Perdeu o encanto..
    As transformações nem sempre vao para o melhor.. Cada vez mais sujo, cozinha de arrepiar, sem condições para receber o público com WCs de vão de escadas em estado lastimável, serviço péssimo e produtos como os scones que nunca são frescos.
    A única coisa que continua com “elevada qualidade” sao os preços.
    Um espaço com a mística que teve merece um outro cuidado para nao morrer.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s